Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 4 de maio de 2018

Nova quebra de sigilo do senador Aécio Neves agrava a crise tucana

 
Decisão do ministro Marco Aurelio Mello coloca mais lenha na fogueira que consome o ninho tucano. A crise na maior legenda da direita, no país; atinge em cheio o presidenciável Geraldo Alckmin.

Por Redação – de Brasília

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello determinou a ampliação da quebra do sigilo fiscal do senador Aécio Neves (PSDB-MG); da irmã dele, Andrea, e de empresas investigadas no inquérito aberto em razão da delação premiada da J&F. Advogados do parlamentar já recomendaram que ele renuncie ao mandato, o quanto antes, para não ser condenado na Corte Suprema.


Aécio Neves (PSDB-MG), senador tucano hoje réu na Corte Suprema, deverá renunciar ao mandato

Em dezembro do ano passado, o ministro aceitou o primeiro pedido de quebra do sigilo. A procuradoria, no entanto, solicitou que o período de abrangência da medida seria de 1º de janeiro de 2014 a 18 de maio de 2017. A decisão marca o início do agravamento na crise que, hoje, consome o maior partido de direita do país.


Após receber o ofício de autorização da quebra, contudo, a Receita Federal esclareceu que as declarações de imposto de renda e escriturações contábeis são anuais. Dessa forma, a quebra deveria ser referente a todo o ano de 2017, e não somente de janeiro a maio.
‘Natural’

A quebra de sigilo foi feita no inquérito decorrente da delação premiada do empresário Joesley Batista; um dos donos do grupo J&F. Batista relatou ter pagado, entre 2011 e 2014, cerca de R$ 60 milhões; a título de propina. Entre outras coisas, o dinheiro teria sido utilizado para custear partidos da coligação do senador em sua campanha presidencial de 2014.

Após a quebra do sigilo, em nota, a defesa do senador considerou a decisão do ministro do STF uma medida “natural” e reafirmou que Aécio Neves não cometeu nenhum ato ilícito. Segundo o advogado Alberto Zacharias Toron, os dados bancários e fiscais do parlamentar “sempre estiveram à disposição da Justiça”.
Reús

No mês passado, Aécio, sua irmã e seu primo se tornaram réus em outro processo no STF. Na ação penal, o senador é acusado de pedir R$ 2 milhões em propina a Joesley em troca de sua atuação política.

O senador foi acusado pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Após o julgamento, Aécio declarou, finalmente, que agiu de forma correta e que a operação financeira, da qual é acusado; não envolveu o uso de dinheiro público.
 
Fonte: https://www.correiodobrasil.com.br

Nenhum comentário: