Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 16 de abril de 2018

Quando e como surgiu o comunismo


Lendo CELESTINO DE SOUZA (A Revolução Francesa - Livraria Internacional - Lisboa - 1911, pág. 147, encontra-se o seguinte texto: "Luta contra os Jacobinos - O primeiro ataque adveio dos antigos jacobinos democratas, que tentaram reconstruir o seu club, sob o nome de Club dos Iguais ou Club do Pantheon. O seu programa cifrava-se na aplicação da Constituição de 1793; o meio de o realizar consistia em derrubar o Diretório e em estabelecer uma nova Comissão de salvação pública. Alguns dos Iguais, e em particular o seu chefe Graccho Babeuf, queriam completar a revolução política com uma revolução social. Queriam suprimir a propriedade individual, que a Convenção proclamara inviolável e sagrada. 'A terra, diziam eles, não pertence a ninguém'; os seus frutos pertencem a todos. Era a primeira aparição em política da doutrina socialista, chamada comunismo ou coletivismo. A conspiração contra os diretores foi descoberta, no começo de maio de 1796, em resultado de uma traição. Graccho Babeuf e os seus principais cúmplices foram presos. O seu processo durou perto de um ano, e terminou pela condenação e execução de Babeuf em maio de 1797". (português atualizado por mim).
Mas há quem diga, como GIUSEPPI BEDESCHI, em alentado estudo (contido na obra Dicionário de Política, de NORBERTO BOBBIO e outros,  Vol. 1, págs. 204 e seguintes), que a história do comunismo é bem mais remota, retrocedendo até Platão.

Nenhum comentário: