Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Vigilância Sanitária apreende galões de água contaminados com Hepatite A


Fiscalização também interditou um depósito de bebidas e um restaurante no Morro do Vidigal
11/01/2018 18:55:39
O DIA


Rio - Agentes da Vigilância Sanitária interditaram um depósito de bebidas e um restaurante nesta quinta-feira, na Avenida Presidente Jõao Goulart, no Morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio.

De acordo com a fiscalização, foram apreendidos 169 galões de água com 20 litros, cada, devido à comprovação de contaminação da água comercializada por vírus da Hepatite A na distribuidora de água Adriano Firmino da Silva.

Já o restaurante Bar do Salles foi interditado por falta de licenciamento sanitário e alvará de funcionamento. Além desses dois endereços, foi detectada contaminação da água em um chuveiro da praia do Sheraton Hotel, na Avenida Niemeyer, que fica bem abaixo do morro.

Nesta quarta-feira, a prefeitura do Rio informou que uma análise de água coletada no Vidigal constatou três pontos contaminados com o vírus da hepatite A e determinou o fechamento desses locais. A Secretaria Municipal de Saúde informou que já foram notificadas 92 suspeitas de hepatite A no bairro, com a confirmação de 75 casos, o que já configura um surto localizado da doença.

Prevenção

Os moradores devem manter medidas preventivas como lavar as mãos e só utilizar água fervida ou filtrada para beber e preparar alimentos. Os reservatórios de água, filtros e garrafas devem ser higienizados com hipoclorito de sódio, que a prefeitura e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) distribuem na comunidade.

A Hepatitite A é doença infecciosa aguda causada por um vírus que entra no organismo por meio do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando inflamação. Náuseas, febre, falta de apetite, fadiga, diarreia e icterícia são alguns dos sintomas mais comuns. 

*Com informações da Agência Brasil, via O DIA


Nenhum comentário: