Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Turcos denunciam compra de crianças pobres por militares americanos da base Incirlik



© AFP 2017/ TARIK TINAZAY

A população turca está discutindo ativamente uma informação que foi publicada em um jornal. Segundo comunica o jornal turco Sabah, militares americanos que estavam em serviço na base aérea turca de Incirlik compraram crianças de famílias pobres.


Depois as crianças foram levadas para os EUA, onde foram adotadas, mudaram de religião e receberam novos nomes.

© REUTERS/ Osman Orsal
Atirador abre fogo em escola na Turquia e deixa ao menos 7 crianças feridas 
O tema ganhou vasta cobertura depois de uma mulher turca, Sabiha Berberoglu, ter participado de um programa de televisão, em que ela conseguiu encontrar seus irmãos, que foram entregues aos militares americanos em troca de dinheiro.

"Tinha 13 anos, o meu irmão Cumali tinha dois. Primeiro eles levaram Hatice e depois Secil. Uma vez, uma família estrangeira nos visitou, eles chegaram com um pacote de comida. No mesmo dia eles levaram Hatice. Minha mãe nunca se envolvia no que estava acontecendo, ela não tinha força para confrontar meu pai, que vendeu seus filhos. Ele era alcoólatra e jogava por dinheiro", contou a mulher.

O programa sobre a história de Sabiha Berberoglu abalou a sociedade turca. Logo surgiu um artigo do colunista Murata Karaman, no jornal pró-governamental turco, Sabah, em que autor leva testemunhos de moradores da região de Adana que denunciaram casos múltiplos de crianças turcas serem trocadas por dinheiro.

© AFP 2017/ ADEM ALTAN
Turquia vota hoje anistia para estupradores de criançasAssim, Mahmud Acar, que vive há 40 anos perto da base Incirlik, na área de Adana, confirmou: "É verdade que militares estadunidense compraram crianças turcas. A maioria das famílias entregava suas crianças para americanos. Uma conhecida minha deu aos americanos seu filho e sua filha. Não faz muito tempo que ela morreu. Eles compravam crianças com dinheiro como se fossem mercearias."

Ele contou ainda que uma vez uma militar da base Incirlik propôs para sua esposa que vendesse sua filha por um montante significativo.

"Minha esposa me contou que esta mulher queria levar minha filha. Quando ouvi isso até passei mal. Como uma pessoa pode vender seu próprio filho? Apenas louco pode fazer isso", disse.

© AFP 2017/ Tarik Tinazay
De acordo com Ali Aslan, de 65 anos, que durante anos trabalhou como taxista perto da base Incirlik, ele ouviu muito sobre casos de compra de crianças por militares americanos.

"Como eu sei, eles escolhiam habitualmente famílias pobres e compravam suas crianças. Os que trabalhavam na base, americanos e turcos que conheciam bem Incirlik, ficavam sabendo quais famílias passavam por tempos difíceis e logo surgiam propostas para que vendessem seus filhos", contou Aslan.

Mais um morador local que pediu anonimato relatou o seguinte: "Entre as décadas de 80 e 90, os militares americanos levaram muitas crianças turcas daqui para os EUA. Na época, uma estudante engravidou de seu namorado. Era muito tarde para fazer aborto, por isso quando o bebê nasceu ela vendeu-o a militares americanos. Eu sei que algumas famílias chegaram até a encontrar e se comunicar com seus filhos depois. Pelo que sei, hoje em dia já não acontecem essas coisas."
Fonte: SPUTNIK RU BR

Nenhum comentário: