Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Smart Speakers, os “Rádios” do futuro



Nuno Ribeiro



Depois dos Smartphones, SmartTv´s e Smart Watches, chegaram as colunas de som inteligentes


Depois dos Smartphones, SmartTv´s e Smart Watches, chegaram as Smart Speakers (colunas de som inteligentes). Ainda não estão à venda em Portugal, mas já é possível comprar noutros países. Serão uma inovação ou nem por isso?

As Smart Speakers são colunas de som inteligentes que respondem às nossas perguntas e comandos de voz, (por exemplo: Como está trânsito o para Lisboa? A que horas passa o próximo comboio?), executam ações noutros objetos conectados (luzes, automóveis, sistema de alarme, sistema de domótica, etc.), interagem com fornecedores de serviços, como por exemplo colocando produtos na lista de compras de um site de e-commerce, ou com aplicações, por exemplo, chamando um UBER, enviando uma mensagem de texto, etc.

Na verdade, tudo isto já é possível fazer através da Siri nos dispositivos Apple, e da Google Assistant (nos dispositivos com sistemas operativos Android).

Mas, o nível de utilização dos assistentes de Inteligência Artificial por voz nestes dispositivos ainda é muito reduzido. Primeiro, porque, quando foram lançados, a experiência inicial não era a melhor, ou porque não entendiam o que dizíamos ou porque respondiam algo que não fazia sentido. E talvez porque achámos ridículo falar com objetos. Algo que deve ter intrigado as equipas da Apple e Google, que esperavam certamente que esta experiência fosse disrruptiva e impressionasse os seus utilizadores.

Quem identificou e testou com sucesso um novo produto foi a Amazon. Depois de ter fracassado no mercado dos smartphones, isolou esta funcionalidade na Smart Speaker Amazon Echo, que lançou em 2014 e que ano após ano tem vendido cada vez mais unidades. Aparentemente tornou-se mais óbvio que podemos interagir através de voz com uma coluna de som do que com um smartphone, computador ou televisão. O sucesso da Amazon Echo obrigou a Google e a Apple a reagir lançando respetivamente a Google Home (2016) e o HomePod (que será lançado este ano).




As Smart Speakers são os rádios do futuro, mas que para além de música e notícias serão o novo interface de comunicação com objetos conectados domésticos e serviços online. Será uma forma de massificar a utilização da Inteligência Artificial (e os bots vocais).

Pode parecer estranho ou até inicialmente assustador, como para esta senhora de 85 que recebeu como presente este Natal uma Google Home:



E como vão evoluir estes assistentes pessoais? É expectável que para além do som ganhem imagem (hologramas) e teremos em breve assistentes pessoais domésticos e profissionais, como o Jarvis do filme Iron Man.



Bem-vindos ao futuro!

Nuno Ribeiro

INOVAÇÃO
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Com mais de 20 anos de experiência profissional em novos media e inovação, dirigiu as unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste e grupo Cofina Media. Foi consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital entre os anos 1997 a 2002.
 
Fonte: VISÃO PT

Nenhum comentário: