Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ratones/Florianópolis - Ilhados na Ilha

A má qualidade de pontes construídas pelo Município, nos dois acessos de Ratones, fez com que as chuvas levassem uma ponte de cada opção (da entrada principal e da entrada pela Vargem Pequena). 
Imagino o volume de água que está chegando ao Jurerê Internacional, onde haviam dois rios (do Meio e do Faustino) que permitiam o extravasamento das águas bacia do Rio Ratones para o mar, mas foram aterrados impunemente - ou melhor, com o beneplácito da justiça estadual - pela Habitasul, quando da implantação do Jurerê Internacional. Acho que o pessoal daquele bairro agora terá coisa mais séria para se preocupar que a demolição dos denominados "Clubes de Praia", que invadem até a área de vegetação de jundu, dentre outras inconveniências que acarretam.
A recente retirada das comportas que estavam colocadas sob as pontes da Rodovia Maurício Sirotski Sobrinho (acesso asfaltado a Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Praia do Forte e Balneário Daniela), deve fazer alguma diferença. 

Nas proximidades do campo de futebol e da Estação de Tratamento de Água da CASAN, situados na rua Bento Manoel Ferreira, a água invadiu casas e causou prejuízos aos moradores ribeirinhos.
Noutro ponto de Ratones, uma senhora morreu.  
Dizem que um morador de nome Dirceu perdeu sua casa. Não cheguei a ver os estragos lá.  
Se as águas que estão descendo daqui chegarem ao Pacaquara (esconderijo das pacas, em tupi-guarani), que a CASAN está usando para despejar esgotos da região de Canasvieiras, aquele Balneário ficará totalmente inviável, pois aquele rio transbordará, lançando ao mar toda a cloaca não tratada. 
E neste momento, as chuvas, que haviam dado uma pequena trégua, voltam a cair, com intensidade, no nosso distrito. 

RETIFICAÇÃO: Só uma ponte da estrada Intendente Antonio Damasco foi totalmente destruída, tendo-se acesso à área do distrito até as proximidades do Mercado Capivari. Vindo pela Vargem Pequena, também se consegue acessar parte do distrito, entre o dito Mercado e o Canto do Moreira, em sentido oposto. 
 

Nenhum comentário: