Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SANEAMENTO BÁSICO - Qual é a situação de SC hoje, no ranking nacional? - Em 2008 ganhávamos apenas do Piauí

Em 2008, o DC publicou a matéria que segue: 

Saneamento básico de SC é o 2º pior do país, diz pesquisa
Rede coletora catarinense atinge 12% da população urbana

Estado é melhor somente que o Piauí no tratamento de esgoto
Foto: Flavio Neves

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) apontou Santa Catarina como o segundo pior estado em tratamento de esgoto do Brasil, na frente apenas do Piauí. De acordo com o levantamento, 12% da população urbana tem saneamento adequado. A Casan, empresa que administra o esgoto, apresenta um percentual um pouco melhor, de 15%. 

Dos 293 municípios de Santa Catarina, apenas 30 têm rede coletora e tratamento de esgoto. Em Criciúma, nenhuma casa tem saneamento adequado. O esgoto não-tratado vai para o mar, rios, ou para os lençóis freáticos, no caso das fossas. 

De acordo com Osmar Ribeiro, diretor técnico da Casan, a empresa está investindo na rede coletora e deve atingir 25% dos imóveis.

O Instituto Brasileiro de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira um balanço do saneamento básico do Brasil. Cerca de 57,4% da população tem acesso ao serviço.

Nenhum comentário: