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segunda-feira, 1 de abril de 2013

SP: em 10 anos, estatais gastam R$ 1,2 bi com propaganda

Segundo jornal, estatais paulistas responderam por metade dos gastos com propaganda do governo do estado na última década

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin em visita ao Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) (Ivan Pacheco)

As empresas estatais paulistas responderam por metade dos gastos com propaganda do governo do estado na última década. Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo via Lei de Acesso à Informação mostra que, enquanto a administração direta desembolsou 1,2 bilhão de reais entre 2003 e 2012, as cinco principais estatais de São Paulo pagaram 1,24 bilhão de reais - os valores estão atualizados pela inflação.

Os gastos da administração direta, que inclui o gabinete do governador e as secretarias de estado, são conhecidos - é possível acessá-los pelo sistema de execução do orçamento. Já as despesas das empresas nunca tinha sido tornadas públicas de maneira ampla e sistematizada. Somados, os gastos com publicidade do governo paulista nesses dez anos totalizaram, portanto, 2,44 bilhões de reais. No período, o estado foi governado por Geraldo Alckmin e José Serra, ambos do PSDB.

Com o valor gasto em propaganda, seria possível construir, por exemplo, mais de metade da segunda fase da linha 5 do metrô, que vai ligar o Largo Treze à Chácara Klabin, ou custear o Instituto do Câncer por sete anos. O valor gasto com publicidade também equivale a 33 vezes o orçamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A lógica dos desembolsos se inverteu há quatro anos, quando as empresas passaram a gastar mais do que a administração direta. Entre 2003 e 2008, as estatais gastaram uma média de 57,6 milhões de reais por ano, ao passo que as secretarias do governo gastaram uma média de 82,6 milhões de reais anuais. De 2009 a 2012, as empresas desembolsaram um total de 900 milhões de reais, média de 225 milhões de reais ao ano, enquanto a administração direta pagou 710 milhões de reais - média de 117,5 milhões de reais.

Pico de gastos - Os dados obtidos mostram que o pico dos gastos das estatais Sabesp, Metrô, CPTM, CDHU e Dersa ocorreu em 2009, quando o total foi de 340,6 milhões de reais. O valor é quase igual aos 345,9 milhões de reais que as cinco estatais gastaram em todos os seis anos anteriores, no período 2003-2008 - em 2008, por exemplo, elas despenderam 110 milhões de reais; em 2007, 48 milhões de reais.

Em 2010, o gasto diminuiria para 258 milhões de reais, ainda assim o segundo maior do decênio. Em 2011 e 2012, já na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) ficaria na casa dos 150 milhões por ano de reais.

Recorde com Serra - O governo Serra foi aquele em que as cinco estatais mais gastaram com publicidade, com um valor total de 756 milhões de reais, média de 189 milhões de reais por ano. No segundo governo Alckmin, entre 2003 e 2006, elas gastaram 188 milhões de reais, ou 47 milhões de reais anuais.

No atual governo Alckmin, as empresas se tornaram mais gastadoras que na sua primeira passagem pelo Palácio dos Bandeirantes. Em 2011 e 2012, desembolsaram 300 milhões de reais, média de 150 milhões de reais por ano, embora Alckmin tenha rebaixado a secretaria de Comunicação ao status de subsecretaria, subordinada à Casa Civil, como uma sinalização de que o governo seria mais austero.

Das estatais, a Sabesp é a que mais contratou publicidade: foram 557 milhões de reais em dez anos. Em seguida vem a CDHU, com 216 milhões de reais, e o Metrô, com 198 milhões de reais. A Dersa destinou a esse fim 138 milhões de reais e a CPTM desembolsou 135 milhões de reais.

No caso da administração direta, o pico de gastos também se deu em 2009, com Serra, quando os desembolsos somaram 246,7 milhões de reais. O segundo ano com mais investimento em publicidade foi o de 2010, com 217 milhões de reais. No atual governo Alckmin, os gastos ficaram na casa dos 125 milhões de reais entre 2011 e 2012.


(Com Estadão Conteúdo), via VEJA



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