Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sem deixar cicatrizes



Cientistas siberianos criaram "pele líquida"

Stanislav Kalyakin



EPA


Na Rússia, os médicos aprenderam a curar feridas e queimaduras sem deixar cicatrizes. Cientistas da cidade siberiana de Tyumen desenvolveram uma substância, cuja denominação oficial é Cellgel, um fármaco que já é chamado de “pele líquida”.


É um gel milagroso capaz de curar feridas na superfície do corpo humano três vezes mais rápido do que qualquer dos remédios conhecidos até hoje. O fármaco foi elaborado à base de células-tronco. Os especialistas testaram-no em distintos animais durante mais de 14 anos.

O doador do princípio ativo do medicamento destinado a seres humanos é a galinha comum. Os cientistas de Tyumen criaram oCellgel à base de células-tronco do embrião de galinha, relata o diretor-geral do Tyumen Criocentr, Serguei Goltsov:

“Nós separamos as células imaturas do ovo de galinha, dividimo-las e começamos a observar como flutuavam livremente em estado líquido. Estudamos como reagiam a essas ou aquelas influências. Por fim, verificamos que são capazes de renovar as células da epiderme humana.”

O fármaco desinfeta a ferida, cobrindo-a com uma biopelícula que ajuda o organismo a regenerar o tecido. No decorrer do processo, formam-se não só células do tecido conjuntivo, mas surge também uma nova camada epitelial.

As experiências mostraram que o Cellgel permite livrar os seres humanos de dezenas de doenças, incluindo as feridas graves devido à diabetes. Feridas, úlceras e queimaduras – são apenas algumas das inúmeras lesões que podem ser tratadas com o preparado inovador desenvolvido pelos cientistas de Tyumen. Implementando o novo gel, os médicos conseguiram regenerar, a nível molecular, a pele afetada por radiação e a pele alterada por diabetes. A propriedade dermoprotetora do gel permite utilizá-lo também na área cosmética, por exemplo, após uma esfoliação química.

Preparados análogos ao novo fármaco já existiam antes. No entanto, eram geralmente cremes com uma desvantagem importante: bloqueiam o acesso do ar à ferida. Além disso, em muitos casos, após a recuperação com estes cremes, na pele ficam cicatrizes. Depois do tratamento com o Cellgel, não há cicatrizes. Um outro aspeto muito importante é o fato de os cientistas não terem, por enquanto, detetado quaisquer efeitos adversos.

Fonte: VOZ DA RUSSIA

Nenhum comentário: