Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Santa Sé tenta se livrar da reputação de finanças obscuras



Vaticano vai ampliar transparência financeira
Santa Sé tenta se livrar da reputação de finanças obscuras após um ano em que documentos alegando corrupção no trato de seus negócios foram vazados pelo mordomo de Bento 16


O Vaticano se ofereceu para ampliar os termos sob os quais é avaliado pela transparência financeira, na sequência de um relatório crítico pela agência europeia de fiscalização de lavagem de dinheiro Moneyval, disseram autoridades nesta quarta-feira.

AP
Multidão é vista na Praça de São Pedro, no Vaticano (13/03)

A Santa Sé tenta se livrar da reputação de finanças obscuras após um ano em que documentos alegando corrupção no trato de seus negócios foram vazados pelo mordomo do papa Bento 16 , e o presidente do banco deixou o posto em uma disputa sobre transparência.

Em um relatório de julho de 2012, a Moneyval, um departamento do Conselho da Europa, criticou a Santa Sé pela não conformidade com as normas globais de transparência financeira e deu notas negativas em sete das 16 recomendações chamadas "centrais" e "principais".

Segundo as regras da Moneyval, a Santa Sé tem até 4 de julho para cumprir todas as recomendações "centrais", por exemplo instituindo a fonte e a legalidade dos fundos e comunicando transações suspeitas.

O Vaticano, além disso, voluntariamente decidiu também abordar as recomendações "principais" que não cumpria totalmente até o prazo, disse a Moneyval à Reuters. Isso inclui a garantia de que as instituições financeiras sejam devidamente regulamentadas, e que as autoridades bancárias cooperem plenamente com equivalentes internacionais.

Isso significa que o Vaticano também abordará as principais recomendações sobre a prevenção do "financiamento de atos terroristas" e ter um sistema de "congelamento e confisco de bens de terroristas".

Grande parte das críticas da falta de transparência financeira do Vaticano tem se concentrado no Instituto para as Obras Religiosas (IOR), o Banco do Vaticano, que tem estado no centro de escândalos repetidos ao longo dos anos.

Fonte: ULTIMO SEGUNDO

Nenhum comentário: