Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Forte terremoto deixa mortos em região de usina nuclear no sul do Irã


Forte terremoto deixa mortos em região de usina nuclear no sul do Irã


Tremor de magnitude 6,3 ocorreu a 89 quilômetros de Bushehr.

Abalo matou ao menos 30, mas estrutura da usina não foi afetada.

Do G1, em São Paulo

Um forte terremoto de magnitude 6,3 atingiu o sul do Irã nesta terça-feira (9), segundo o Serviço Geológico dos EUA.

O abalo matou pelo menos 30 pessoas e deixou 800 feridas, segundo o governador provincial, Fereydoun Hassanvand, citado pela agência ISNA.

O tremor ocorreu às 16h22 locais (8h52 de Brasília), a uma profundidade do 10 quilômetros, e a 89 quilômetros de Bushehr, onde fica a única usina nuclear iraniana.

O abalo foi sentido na usina, mas não houve danos à estrutura dela.

"O terremoto de modo algum afetou a situação normal no reator, o pessoal continua a trabalhar no regime normal, e os níveis de radiação estão completamente dentro do normal", disse uma autoridade da Atomstroyexport, empresa russa que construiu a usina, segundo a agência russa RIA.

A agência nuclear da ONU também afirmou ter sido informada, pelas autoridades iranianas, que não houve reflexo na usina.

Testemunhas afirmaram que o tremor foi sentido em Dubai, do outro lado do Golfo Pérsico, e em outras localidades.

Ele foi seguido por outro tremor, de 5,4, 13 minutos depois do primeiro, e de várias réplicas menores.

Uma moradora de Bushehr disse que sua casa e as casas de seus vizinhos foram abaladas pelo terremoto, mas não danificadas.

"Pudemos sentir claramente o terremoto", disse Nikoo, que pediu para ser identificada apenas pelo primeiro nome, por telefone, à agência Reuters. "Todas as janelas e lustres tremeram"

Milhares de pessoas vivem nas duas aldeias próximas à usina nuclear.

Nenhum comentário: