Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 7 de abril de 2013

Explosões matam diplomata norteamericana e 10 crianças, mais uma mulher afegãs


Explosão mata diplomata norte-americana de 25 anos no Afeganistão
Também morreram soldados e civis dos dois países. Em outro ataque, 10 crianças e uma mulher afegã foram as vítimas

A explosão de um carro-bomba matou cinco norte-americanos, incluindo três soldados e uma jovem diplomata, no Afeganistão. Em outro episódio, também neste fim de semana, um ataque aéreo da Otan matou 11 civis afegãos, incluindo 10 crianças.AP
Blindado das forças da OTAN é removido do Afeganistão em preparativos para retirada de tropas (7/4)

A diplomata e outros norte-americanos estavam num comboio de veículos na província de Zabul, quando a explosão ocorreu, afirmou o secretário de Estado, John Kerry, em um comunicado. Os soldados, a diplomata e um funcionário civil do Departamento de Defesa morreram, além de civis afegãos.

O jornal The Washington Post identificou a diplomata como Anne Smedinghoff, de 25 anos. Smedinghoff assessorou Kerry quando ele visitou o Afeganistão no mês passado, segundo o jornal.

Leia também:

Autoridades locais e internacionais na região disseram mais cedo que seis pessoas haviam morrido na explosão : os três soldados, dois civis norte-americanos e um médico afegão. O governador da província, Mohammad Ashraf Nasery, estava no comboio, mas não ficou ferido, segundo autoridades locais e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

"Os norte-americanos e os seus colegas afegãos estavam indo doar livros para estudantes numa escola em Qalat, a capital da província, quando foram atacados", declarou Kerry no comunicado. Ele disse ter se encontrado com a diplomata durante visita a Cabul e afirmou ter falado com os seus pais depois de sua morte. Quatro outros diplomatas americanos ficaram feridos, um em estado grave, declarou Kerry.

Cinco afegãos, incluindo um estudante e dois repórteres, também ficaram feridos nesta ação, de acordo autoridades locais.

O ataque ocorre num momento em que o general Martin Dempsey, chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, avalia o treinamento a ser dado às tropas afegãs antes da retirada norte-americana, planejada para o fim de 2014. O Taliban assumiu a responsabilidade pelo ataque em Zabul. A província faz fronteira com o Paquistão e com Kandahar, berço do Taliban.

No leste do Afeganistão, um outro civil norte-americano, que trabalhava para o governo dos EUA, morreu vítima de um ataque insurgente, informou a Otan.

Crianças

Um ataque aéreo da Otan matou 11 civis afegãos, incluindo 10 crianças, neste mesmo fim de semana. A coalizão liderada pelos EUA confirmou que deu ordens para ataques aéreos pelas forças internacionais em uma área remota da província de Kunar, perto da fronteira com o Paquistão. A coalizão disse que estava ciente dos relatos de que civis foram mortos, mas não tinha informações imediatas sobre suas mortes.

A morte de civis afegãos apanhados no fogo cruzado da batalha tem sido um grande ponto de discórdia entre as forças internacionais e o governo afegão, o que levou o presidente Hamid Karzai a proibir suas tropas de fazer ataques aéreos no início deste ano.

Wasifullah Wasify, um funcionário do governo na província de Kunar, disse que o ataque aéreo no sábado teve como alvo de uma casa e matou 10 crianças e uma mulher dentro. Ele disse que sete suspeitos talibãs também foram mortos e outras cinco mulheres foram feridos dentro da casa.

*com AP e Reuters, via ULTIMO SEGUNDO

Nenhum comentário: