Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Explosão no Texas mata ao menos cinco, diz polícia; número pode aumentar

Uma explosão ocorrida na noite de quarta-feira em uma fábrica de fertilizantes próxima à cidade de Waco, no Estado americano do Texas, deixou entre cinco e 15 mortos, segundo informações da polícia local.

Mais de 160 pessoas ficaram feridas e várias casas e edifícios foram destruídos na explosão ocorrida por volta das 19h50 (21h50 de Brasília) na pequena cidade de West, ao norte de Waco.

Danos foram registrados em uma área extensa, e dezenas de pessoas ficaram presas sob os escombros.

Pelo menos três bombeiros que estavam tentando pôr fim às chamas no local em que a explosão ocorreu ainda estão desaparecidos.

Por enquanto, ainda há dúvidas sobre as causas da tragédia. De acordo com a polícia, não há indicações de que ela tenha sido causada deliberadamente, mas por ora eles estão tratando o ocorrido como um crime.

Uma operação de busca e salvamento continuava em andamento em West na manhã desta quinta-feira, e acredita-se que o número de mortos pode aumentar.

Incêndio


Os feridos na explosão foram atendidos em um campo de futebol da escola local

O sargento William Swanton, da polícia de Waco, divulgou a estimativa de entre cinco e 15 mortos e confirmou que até agora não há sinais de que a explosão não foi acidental.

A explosão teria sido ouvida a até 70 kim de distância, e a Agência Geológica Americana disse que ela causou um tremos semelhante ao de um pequeno terremoto.

Segundo o Departamento de Segurança Pública do Texas, metade da cidade de West foi evacuada por medo de que ocorressem mais explosões ou um vazamento de gás tóxico.

Um porta-voz da polícia disse que foram registrados episódios de saqueio de mercadorias na região da explosão.

Um pronto-socorro improvisado para atender aos feridos foi instalado no estádio de uma escola na região.

"Há muita devastação. Nunca vi nada parecido", afirmou o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara.
Casa de repouso

Amônia anidra

A amônia é amplamente utilizada como fertilizante
Deve, necessariamente, ser armazenada em tanques de alta pressão
Produz vapor altamente tóxico ao entrar em contato com a água
Forma uma mistura explosiva em contato com o ar
Em alta concentração pode causar queimadura grave na pele

Fonte: Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos EUA

Segundo relatos não confirmados, uma casa de repouso para idosos teria desmoronado com a explosão, deixando várias pessoas presas sob os escombros.

Trabalhadores dos serviços de emergência acreditam que amônia anidra, usada na produção de fertilizantes, pode ter sido a causa da explosão.

A empresa mantinha no local cerca de 20 toneladas de amônia anidra. Em 2011, a substância causou uma grande explosão num depósito de fertilizantes na cidade de Toulouse, na França.

A explosão no Texas ocorreu em meio ao clima de comoção nos Estados Unidos por conta de um ataque a bomba que deixou três mortos na Maratona de Boston, na segunda-feira, e pela informação de que o presidente Barack Obama e um senador haviam recebido cartas aparentemente contaminadas com o veneno letal ricina.

O incidente também ocorre dois dias antes do 20º aniversário do incêndio em Waco que consumiu um conjunto ocupado por seguidores da seita Ramo Davidiano após um cerco por agentes federais, com um saldo de 82 seguidores e quatro agentes federais mortos.

Fonte: BBC BR

Nenhum comentário: