Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 7 de abril de 2013

Cristãos e muçulmanos entram em conflito no Egito


Funeral de mortos na sexta-feira é palco de novos confrontos


Cristãos coptas e muçulmanos entraram em confronto neste domingo no centro do Cairo, após o funeral de quatro coptas mortos na sexta-feira à noite. A agência de notícias estatal MENA afirmou que 17 pessoas ficaram feridas depois de um funeral na catedral ortodoxa copta da cidade. A televisão pública exibiu imagens da polícia disparando gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

Em um dos piores ataques de violência em meses, quatro cristãos e um muçulmano foram mortos na sexta-feira em El Khusus, ao norte do Cairo, quando membros das duas comunidades começaram a atirar.

Novos conflitos eclodiram no domingo, quando centenas de coptas furiosos que participavam do funeral na Catedral de São Marcos espalharam-se pelas ruas da capital, gritando "com o nosso sangue e alma nós vamos nos sacrificar para a cruz".

Depois de uma missa, com parentes das vítimas, jovens cristãos passaram a atirar pedras nos policiais, disse uma testemunha.

Os manifestantes amassaram seis carros privados e incediaram dois, provocando uma reação nervosa dos muçulmanos que moram nas redondezas, que responderam com pedras, dsse uma testemunha. Confrontos desse tipo têm aumentado desde a queda de Hosni Mubarak em 2011, que afrouxou as rédeas para os muçulmanos linha-dura reprimidos sob seu domínio.

O presidente Mohamed Mursi, líder da Irmandade Muçulmana eleito em junho, prometeu proteger os direitos dos coptas, que representam aproximadamente 10 por cento da população do Egito.

Os cristãos reclamam de ataques a igrejas por radiciais islâmicos, incidentes que têm aguçado as queixas de longa data de quê têm sido marginalizados pela lei e nos locais de trabalho.

Fonte: ULTIMO SEGUNDO

Nenhum comentário: