Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Vem aí o 1º Torneio Residencial Fazenda São Silvano, válido pela 3ª etapa do ranking brasileiro de Atrelagem



Dando prosseguimento à temporada da modalidade Atrelagem, o 1º Torneio Residencial Fazenda São Silvano, em Morungaba (SP), válido pela 3ª Etapa do ranking brasileiro, acontece em 28/7. Às 9h00 da manhã a mini Mini-maratona abre as competições e às 13h30, o evento prossegue com as provas Maneabilidade.

Agilidade, técnica, entrosamento e elegância na condução dos animais fazem parte da Maneabilidade, prova realizada em pista de 120m x 70m, em que é feito um circuito com cones delimitando as passagens, os quais têm bolas na parte de cima, e obstáculos artificiais (água, ponte de madeira etc). São 20 obstáculos no máximo, podendo ser de regularidade (com velocidade estipulada e tempo concedido) ou contra o tempo. Na de regularidade as velocidades praticadas são de 230 m/min para pôneis e 250 m/min para cavalos.
atrelagem600
Carol Borja, destaque brasileira na modaliade, em prova no sul da Espanha em abril de 2012
Estará presente no evento, Ana Carolina Borja de Almeida, a Carol, presidente da Associação Brasileira de Atrelagem e diretora de Atrelagem da CBH que, entre 6 e 8/7, carimbou seu passaporte para o Mundial de modalidade durante o Concurso de Alqueva 2012, em Portugal. Em abril, na Espanha, Carol já havia registrado os índices de qualificação nas provas de cones e maratona, faltava apenas a de adestramento para garantir de vez a presença no Lisbon 2012 FEI World Cup Driving Single, em setembro na Companhia das Lezírias. No Brasil, a Confederação Brasileira Hipismo (CBH), reconheceu a modalidade como esporte em 2009.
cartazatrelagem500
"Eu estou realmente muito feliz e realizada, não apenas pela minha classificação, mas porque o meu maior objetivo como diretora técnica da modalidade é a divulgação do esporte no nosso país e acredito que a minha participação no Mundial venha ajudar bastante nesse sentido", acrescenta Carol, que após a Copa São Silvano de Atrelagem, organiza um curso com juiz espanhol da modalidade e, em meados de agosto, volta para a Europa.
fazendasaosilvano600
Entrada do luxuoso condomínio Fazenda São Silvano - foto site oficial

O que é Atrelagem?

A Atrelagem pode ser entendida como a versão moderna das corridas de bigas (antigo carro puxado por dois cavalos) ― trigas ou quadrigas ― tão retratadas em filmes sobre o Império Romano. O transporte atrelado ressurgiu nos séculos XIII e XIV, atingindo seu apogeu no século XV, quando a estrutura dos carros era bastante parecida com a atrelagem utilizada na Antiguidade, no entanto, agora acrescidos de adereços e ornamentos.
Após a Idade Média, o esporte ganhou novos ares ― praticado por nobres, é símbolo de status e refinamento, transformando-o não só num meio de transporte, mas também como modalidade esportiva com a instituição do trote atrelado, ou seja, as provas de Atrelagem.
Na trilha da evolução, o automóvel surgiu no rastro da Atrelagem, e quem apostou na aposentadoria dos veículos movidos a cavalo se enganou. Transformada em esporte equestre, a Atrelagem passou a ser cultivada por quem preserva a elegância e o charme de um tempo que não volta mais.
Fonte: Carola May com dados Rute Araúj, via Portal da CBH

Nenhum comentário: