Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vaticano promete 'reforçar' luta contra lavagem de dinheiro



O Vaticano está disposto a "reforçar" seus esforços na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, declarou nesta quarta-feira um funcionário de alto escalão da Santa Sé, após a publicação de um relatório do Conselho da Europa neste sentido.

"Lançamos as bases de um sistema de luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, sólido e duradouro", declarou Monsenhor Ettore Balestero, subsecretário a cargo dos Informes com os Estados, em uma coletiva de imprensa.

O Vaticano deseja agora "reforçar este sistema" para se converter em um "sócio confiável da comunidade internacional", acrescentou.

Os especialistas do Moneyval, organismo especializado do Conselho da Europa, consideraram nesta quarta-feira que os procedimentos contra a lavagem de dinheiro foram claramente melhorados nestes últimos meses no Vaticano, mas que ainda são necessários progressos, principalmente para reforçar o controle do banco do Vaticano.

O Vaticano obteve uma nota satisfatória para 9 das 16 recomendações "essenciais" (de um total de 49 recomendações).

Para Balestero, este informe constitui "não o fim, mas uma etapa em nosso compromisso constante para conjugar o compromisso moral e a excelência técnica".

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: