Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 24 de julho de 2012

Sujeiras do sistema financeiro internacional (HSBC e SANTANDER)


(Stefan Wermuth)

Um funcionário do banco britânico HSBC em Genebra, na Suíça, acusado de passar para o exterior informação sobre clientes do banco foi detido em Barcelona no início de Julho, confirmou esta terça-feira o Departamento Federal de Justiça de Berna.

A representação da Suíça em Madrid pediu a extradição formal de Hervé Falciani, informático da instituição, às autoridades espanholas a 5 de Julho, que deverá responder ao pedido dentro de 40 dias, segundo a Reuters.

Hervé Falciani, que tem dupla nacionalidade (francesa e italiana), era alvo de mandado de captura internacional emitido pela justiça suíça por ser suspeito de divulgar dados bancários confidenciais da filial suíça do HSBC às autoridades francesas, em 2009, violando as leis suíças de segredo bancário.

Os ficheiros em causa continham informação sobre clientes do braço suíço do HSBC, estando na origem da investigação, entretanto arquivada, das autoridades espanholas ao presidente do banco Santander, Emílio Botín, e à sua família, suspeitas de evasão fiscal.

Falciani admitiu, ainda em 2009, ter passado informação ao fisco francês, referindo à televisão France 2 que o fez por dever cívico, lembra agora a Reuters.

“Se descobrisse que… estruturas offshore não têm outro objectivo senão evitar a tributação e que a sua única legitimidade é [cumprir] esse objectivo, o que é que faria?”, justificou então.


Fonte: PUBLICO (Pt)

Nenhum comentário: