Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 6 de julho de 2012

SP: para evitar gripe A, padres suspendem abraços em missas

 Chico Siqueira


Direto de Araçatuba


A Igreja Católica mudou os rituais nas missas na cidade de Mirassol, no interior de São Paulo, na tentativa de prevenir novos casos de gripe A. Para reduzir as chances de contaminação, os padres não estão mais colocando as hóstias na boca dos fiéis e também suspenderam o momento da missa conhecido como "abraço da paz", quando todos se cumprimentam e se abraçam para simbolizar a paz entre as pessoas. O município registrou duas mortes e 17 casos confirmados da doença entre maio e julho.


Na paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro São José, o padre Gerson Carlos Cavalin mudou o ritual da chamada "Comunhão Sob Duas Espécies", que acontece quando a hóstia é molhada no vinho antes de ser consumida pelos fiéis.


Cavalin diz que a mudança faz parte de uma medida preventiva para evitar as chances de transmissão do vírus da gripe A. "Estamos fazendo nossa parte, tomando cuidados extras para proteger nossos irmãos com essas medidas preventivas", diz.




Além das mudanças, Cavalin determinou a instalação de recipientes com álcool gel em todas as cinco entradas da igreja. As portas, que geralmente ficam fechadas para ajudar o resfriamento do ar-condicionado da igreja, passaram a ficar abertas para facilitar a ventilação.


"Estamos tendo cuidado para não causar um alerta exagerado. Avisamos nossos fiéis que se tratam de medidas de prevenção, uma profilaxia", explica a secretária da paróquia, Marli Cristina Pereira. "Nossos fiéis estão acostumados com essas mudanças em épocas de doenças endêmicas, sempre quando há necessidade", diz. Segundo ela, esta não é primeira vez que Cavalin decide mudar os rituais das missas. "Quando houve uma epidemia de conjuntivite, há alguns anos, as mesmas medidas foram tomadas", diz Marli.


Na Paróquia Santa Rita, o padre Wanderley Monzegatti e seus ajudantes receberam orientações de médicos em palestras sobre doenças respiratórias e gripe A nas duas últimas semanas. "Aqui nós suspendemos o ritual do abraço e todos que auxiliam nas celebrações devem tomar cuidados especiais com uso de álcool gel e com a higienização, especialmente no momento de entregar as hóstias aos fiéis", explica a secretária da paróquia, Franciele Barbosa.




Os mesmo procedimentos foram tomados na paróquia Santa Luzia, onde as três missas realizadas sábados e domingos atraem cerca de 1,5 mil fiéis.




Medidas de prevenção


Para prevenir a contaminação, as autoridades recomendam, entre outras medidas, higienizar as mãos com frequência, evitar apertos de mão e abraços, reduzir contatos sociais, ventilar os ambientes e não permanecer em ambientes com aglomeração.



Fonte: TERRA

Um comentário:

Nicanor disse...

Estranhável seria se eles não ajudassem a divulgar e manter a fraude. Devem estar recebendo muito bem por isso, junto com políticos, médicos e todos os outros escroques que enriquecem a cada falsa pandemia.