Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Sindicalista argentino desafia governo e promete novo índice inflação






Sílvio Guedes Crespo


O presidente da central sindical argentina CGT disse que vai criar um índice de inflação porque não confia nos dados oficiais de seu país, relatam os jornais Clarín e La Nación.

“[A central] criará seu próprio Indec para divulgar a inflação [...] como ela é, e não como faz Guillermo Moreno”, afirmou Hugo Moyano ao reassumir o comando da CGT.

O Indec é o escritório de estatísticas da Argentina, equivalente ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Moreno é o secretário do Comércio Interior, que em 2007 alterou a metodologia de cálculo da inflação e gerou polêmica. No ano passado, multou consultorias que divulgaram levantamento de preços, com base na lei que impede a difusão de informações que possa confundir o consumidor.

Em artigo recente, a revista The Economist afirmou que não vai mais publicar em suas páginas os dados oficiais sobre a Argentina. O periódico lembrou que a empresa PriceStats calcula uma inflação de 24,4% no ano passado e de 137% no acumulado de 2007 a 2011. Já o Indec, escritório oficial de estatísticas do país, diz que a alta de preços foi de 9,7% em 2011 e de 44% nos últimos cinco anos.

Fonte: CLARIN, via ESTADO DE SP


Nenhum comentário: