Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

SEXTING - Você já ouviu falar disso?

Um em cada quatro adolescentes norte-americanos envia fotos onde aparece nu

Em Portugal, o <i>sexting</i> está a aumentar, avalia a Polícia Judiciária, que não avança com números 
Em Portugal, o sexting está a aumentar, avalia a Polícia Judiciária, que não avança com números (Foto: AFP)
Mais de um em cada quatro adolescentes, raparigas e rapazes, enviaram uma fotografia nus, por correio electrónico, revela um estudo da Universidade do Texas, publicado na revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, nos EUA.

Quase sete em cada dez raparigas confessaram que já lhes pediram para tirar fotografias nuas e as enviarem para alguém. Mais de 90% das adolescentes responde que se sentiu “um bocadinho” incomodada com esses pedidos.

A esta prática de colocar online ou enviar por SMS imagens em poses sensuais ou com menos roupa vestida chama-se sexting – o termo nasceu da junção das palavras inglesas sex e –, quando as imagens deixam de ser do foro pessoal e se tornam públicas.

Em Portugal, o sexting está a aumentar, avalia a Polícia Judiciária, que não avança com números. Contudo alerta para que esta prática é crime, punível com pena de prisão. O último inquérito EU Kids Online revela que, no último ano, apenas 3% dos adolescentes entre os 11 e os 16 anos confessa ter colocado mensagens de cariz sexual online; e 15% diz ter recebido esse tipo de mensagens.

O inquérito norte-americano foi aplicado a cerca de mil estudantes de sete escolas secundárias públicas, a alunos entre os 14 e os 19 anos, nos 10.º e 11.º anos de escolaridade. O estudo concluiu que 28% dos adolescentes já tinha enviado fotos deles nus através de meios electrónicos e que a mais de metade (57%) lhes tinha sido pedido uma imagem dessas. Muitas vezes, o sexting acontece quando os adolescentes namoram, acrescenta o relatório.

Os pais devem ser alertados para esta questão e ensinar os filhos a sair do sexting, continua o estudo norte-americano. A Academia de Pediatria norte-americana propõe às famílias
algumas dicas sobre como ajudar os filhos.

Além disso, as crianças e adolescentes devem saber que enviar fotos onde aparecem nuas é crime e pode ser considerado pornografia infantil.

Fonte: PUBLICO (t)

Nenhum comentário: