A ida ao banco pode se tornar um passeio perigoso para o bolso do cliente. Uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), com os seis maiores bancos em atuação no país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander) aponta que as empresas dificultam a contratação de empréstimo pessoal e incentivam opções mais caras de crédito.
Os pesquisadores foram às agências bancárias solicitar empréstimo pessoal de R$ 300,00 a ser quitado em cinco vezes. Em três organizações financeiras (HSBC, Caixa e Itaú) o banco sugeriu o cheque especial, opção bem mais cara para o consumidor.
No Itaú, por exemplo, os juros para o empréstimo pessoal são de 4,50 % ao mês, enquanto os do cheque especial são de 8,89% ao mês.
No Santander, os juros para o empréstimo pessoal são de 4,79% ao mês. No entanto, o custo pago pelo cliente salta para 9,24% ao mês, de acordo com o valor calculado pelo Idec. Isso porque o banco obriga o correntista a adquirir um seguro no valor de R$ 27,00, o que configura venda casada, prática ilegal de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: CONSULADO SOCIAL