Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 17 de julho de 2012

O Morro da Igreja, que não é da Igreja


Afinal, a quem pertence o Morro da Igreja?


3
O Morro da Igreja é o ponto habitado mais alto e um dos principais cartões-postais do Sul do Brasil. Foto: Alvarélio Kurossu
A rápida ocorrência de neve registrada no último sábado na Serra Catarinense, ainda que pequena, foi o suficiente para levantar uma discussão: afinal, a quem pertence o Morro da Igreja, ponto habitado mais alto e um dos principais cartões postais do Sul do Brasil?
Para alguns, o Morro da Igreja é da Força Aérea Brasileira (FAB), já que lá no alto existe uma base do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).
Para outros, a propriedade é do Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação federal criada em 1961 e vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Para a grande maioria, o Morro da Igreja pertence ao município de Urubici, que sempre o explorou turisticamente e há anos ganha os louros do lugar.
Mas o que poucos sabem é que, lá em cima, naquele ponto onde, todo ano, cerca de 100 mil pessoas do país inteiro param para contemplar a paisagem, o território é da vizinha Bom Jardim da Serra.
Historicamente, Urubici sempre levou a fama pelo Morro da Igreja. Não apenas pela beleza do lugar, que forma um dos maiores conjuntos de cânions do mundo, como também pelas baixíssimas temperaturas registradas durante o inverno e, principalmente, pelas ocorrências de neve.
Fonte: DIÁRIO DA SERRA

Nenhum comentário: