Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 27 de julho de 2012

MPF consegue a condenação de procurador federal (RONALDO MARQUES DE ARAÚJO/SC) por improbidade administrativa


 O réu exercia a advocacia privada ao mesmo tempo em que era procurador da UFSC

A Justiça Federal condenou o procurador federal aposentado Ronaldo Marques de Araújo pela prática de atos de improbidade administrativa ao exercer a advocacia privada simultaneamente com o cargo de procurador federal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A decisão judicial foi dada em ação civil pública (ACP) do Ministério Público Federal (MPF), ajuizada pelo procurador da República André Stefani Bertuol, e determinou a perda dos valores de honorários obtidos com a advocacia privada concomitante com a pública, a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos, o pagamento de multa civil no valor de dez vezes a remuneração do demandado, a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos e a imediata cassação da aposentadoria.

A Justiça ressaltou o excelente trabalho desenvolvido pelo MPF ao colher farta prova documental, além de arrolar testemunhas que confirmaram a prática dos atos de improbidade administrativa. Segundo a ACP, o próprio réu reconheceu a ilicitude da conduta da advocacia privada ao cuidar para não assinar petições, temendo um futuro processo.

Segundo a sentença, o cargo de procurador da UFSC oferece diversas vantagens e propicia a captação de clientes. O réu, ao invés de trabalhar para a UFSC, utilizou-se de seu trabalho e de seu tempo para a advocacia privada. Além disso, utilizou o conceito e a reputação da UFSC para captar clientes, desvirtuando sua função pública. A sentença ainda destaca que a prática de advocacia privada em concomitância com o exercício do cargo de procurador da UFSC, além de vedada pelo artigo 24 da Lei 9.651/98, traduz-se em quebra de confiança com a universidade.

O réu ainda pode interpor recurso contra a sentença.

Ação nº 5004512-71.2010.404.7200

Ações do documento

Nenhum comentário: