Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Monumento maçônico em praça intriga moradores de Manaus

Muitos não entendem o motivo e como foi financiado o monumento.
De acordo com o Implurb, obra foi financiada pela Maçonaria.

Mônica Dias Do G1 AM
Obelisco foi construído para homenagear obras filantrópicas maçônicas (Foto: Mônica Dias/G1 e Fernanda Brandão)Obelisco foi construído para homenagear obras filantrópicas maçônicas (Foto: Mônica Dias/G1 e Fernanda Brandão - Divulgação)
Na segunda semana de julho, um monumento maçônico foi instalado na rotatória do Eldorado, localizada no Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul da capital. A obra lembra um obelisco, monumento comemorativo típico do Antigo Egito, e não tem nenhuma placa de identificação ou homenagem, apenas o símbolo da Maçonaria. A falta de explicação para o novo elemento no local deixou muitas pessoas curiosas e dividiu opiniões.
A peça deixou a estudante de Letras, Valquíria Luna, 21, confusa. “Moro perto da área e quando vi aquilo fui pega de surpresa. Não entendi a finalidade, não sei quem está bancando aquilo e, aparentemente, ninguém da Prefeitura está se esforçando para explicar à população o que um monumento maçônico está fazendo em um local público”, disse a universitária.
A publicitária Fernanda Brandão, 25, também não sabe muito sobre o monumento, mas o considera positivo. “Eu acho super válido. Sobretudo numa cidade católica/evangélica. Mesmo a maçonaria não sendo uma religião, é uma manifestação espiritual e eu sou a favor do sincretismo”, disse.
Já o funcionário público Magno Corrêa considera um abuso. “Esse tipo de coisa é visto como normal e não pode acontecer. O que eu vejo naquilo é um grupo usando o dinheiro público para se promover disso e a sociedade se cala. Ao mesmo tempo, ainda tem muita gente que nem sabe o que maçonaria significa. Eu respeito os maçons, mas praça não é outdoor nem propriedade privada”, disse.
Homenagem às obras filantrópicas
O G1 entrou em contato com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) para descobrir o motivo da instalação, mas a única informação que a assessoria tinha era de que o Instituto liberou a obra e quem financiou foi a Maçonaria.
A reportagem procurou Tufi Salim Jorge Filho, venerável mestre da loja maçônica Esperança e Porvir, a mais antiga do Amazonas, que completará 140 anos no dia 6 de outubro. Segundo ele, o obelisco foi construído pela Grande Loja Maçônica do Amazonas com o objetivo de homenagear as obras filantrópicas e mostrar à população o que é a maçonaria.
“A Maçonaria é uma ordem universal filosófica e filantrópica formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana sob a tríade: liberdade, igualdade e fraternidade. Nosso objetivo é apenas prestar uma homenagem às boas ações maçônicas. A rotatória do Eldorado foi escolhida por ser um local onde passa um fluxo grande de pessoas”, disse. De acordo com Tufi Salim, uma cerimônia de inaguração está sendo planejada.

Fonte: G1

Nenhum comentário: