Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Irlanda recusa guarda à procissão; Igreja diz que foi uma afronta

Quem sabe, algum dia, os governantes brasileiros aprendem a lição da Irlanda e nos livram da influência "diabólica" do Império do Vaticano!



-=-=-=-=-


Ministro Shatter disse
'não' ao pedido da Igreja

Um pequeno episódio confirmou que continua tenso o relacionamento entre o governo da Irlanda e a Igreja Católica: o ministro Alan Shatter foto), da Defesa, se recusou a fornecer uma “guarda de honra” a uma procissão por ocasião de um congresso internacional do Vaticano realizado recentemente em Dublin.

Representantes da Igreja se declararam “chocados” com a recusa e afirmaram que se trata de um "preconceito cego". O governo respondeu não ser "adequada" no caso a concessão de uma guarda.

A última vez que a Igreja Católica contou com uma “guarda de honra” foi em 2001, durante a apresentação das “relíquias” de Santa Teresa de Lisieux. 

Desde então, o tratamento do governo irlandês para com a Igreja Católica se deteriorou bastante por conta dos escândalos dos padres pedófilos. Em julho de 2011, o primeiro-ministro Enda Kenny acusou o Vaticano de ter “caráter doentio” por acobertar os seus pedófilos. 

Terry Sanderson, presidente da Sociedade Secular Nacional, apoiou a decisão do governo. Ele disse que a Irlanda é uma sociedade multicultural e, por isso, o governo tem de se manter neutro em termos de religião. 

Na avaliação de observadores, existe um quase rompimento da Irlanda com a Igreja, o que está acelerando no país o processo de secularização. A Irlanda já foi tida com um dos países mais católicos do mundo, ao lado do Brasil.


Nenhum comentário: