Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 28 de julho de 2012

Igreja Batista de Mississippi proíbe pastor de casar noivos negros





O casal foi avisado da proibição um dia antes do casamento

Constrangido, o pastor Stan Weatherford (foto abaixo) teve de informar Charles Wilson e Te'Andrea (ambos na foto acima) que não poderia casá-los no dia seguinte na Igreja Batista de Crystal Springs porque a congregação proibiu que ali se realizasse esse tipo de cerimônia entre pessoas negras. Crystal Springs é uma cidade com cerca de 6.000 habitantes do Estado de Mississippi, nos Estados Unidos. 



Weatherford teve celebrar
a união em outra igreja

Os noivos tiveram um baque porque jamais imaginaram que seriam vítimas de racismo na igreja que frequentavam, embora não fossem fiéis assíduos. Mas o pai de Te'Andrea é membro ativo da igreja, paga dízimo, e um tio dela trabalha lá.

Como não dava para mudar a data do casamento — já estava tudo preparado e seria um transtorno avisar os convidados —, o pastor celebrou o casamento na igreja mais próxima. Mas ficou o ressentimento do casal. 

“Eu não gosto disso porque fui criada para não ser racista”, disse Te'Andrea. “Fui criada para amar e cuidar de todos.” 

Wilson criticou a atitude não só da congregação, mas também das pessoas que aceitaram uma determinação racista. “Como eles podem se apresentar como cristãos?” 

O pastor afirmou ter ficado em uma situação difícil, porque não podia deixar de celebrar o casamento e nem desrespeitar a proibição da igreja. 

A repercussão que o caso teve na imprensa fará com que a congregação batista recue de sua decisão, mas é de se supor que, mesmo assim, por algum bom tempo nenhum casal negro tente se casar lá.

No ano passado, uma igreja, também batista, chegou a proibir que um casal formado por uma branca e um negro assistisse ao culto, mas teve de desistir por causa das acusações de racismo. 


Igreja Batista fica na pequena cidade de Crystal Springs
Com informação das agências.


Um comentário:

Anônimo disse...

O que os batistas brasileiros tem a dizer sobre isto?