Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Executivo do HSBC renuncia por escândalo de lavagem de dinheiro nos EUA





Senado revelou, após uma investigação de um ano, que o banco, através de suas filiais, operava no mercado americano com fundos procedentes dos cartéis do narcotráfico



O chefe do departamento de controle do banco britânico HSBC, David Bagley, anunciou nesta terça-feira (17) sua renúncia perante uma subcomissão do Senado americano, após a divulgação de que a entidade contribuiu nos Estados Unidos em operações de lavagem de dinheiroprocedente do tráfico de drogas e o financiamento do terrorismo.

"Recomendei ao grupo que agora é o momento adequado, para mim e para o banco, que alguém novo sirva como chefe de controle do grupo", afirmou o executivo, que concordou em trabalhar com o banco para que haja uma "transição ordenada


Bagley, que ocupou este cargo desde 2002 e trabalhou em diversos postos do departamento durante 13 anos, explicou que estava cogitando a transformação estrutural do departamento de controle e passou essa recomendação à executiva da instituição financeira.

O Senado dos EUA revelou em um relatório, após uma investigação de um ano, que o banco, através de suas filiais, operava no mercado americano com fundos procedentes dos cartéis do narcotráfico do México e de países como Irã e Síria, sancionados pelo governo americano.

O diretor reconheceu que "apesar dos esforços e da dedicação de muitos profissionais, o HSBC não esteve à altura" de suas "próprias expectativas e das expectativas de nossos reguladores".

Fonte: GAZETA DO POVO

Nenhum comentário: