Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Europa, como o resto do mundo, colônia de banqueiros

Tudo continua dominado pelo sistema financeiro internacional. Países ditos desenvolvidos, ou nosotros,  que somos rotulados eufemisticamente de "emergentes", integramos o curral dos carneiros dos banqueiros. Nivelam-nos por baixo. Os escroques das finanças internacionais debocham de toda a humanidade, de forma sórdida e repugnante. Sabem que, no caso de surgir uma reação aos seus desmandos, terão como se safar. Corja !!!

-=-=-=-=-=



O volume de até 100 bilhões de euros que a zona do euro concordou em emprestar à Espanha é apenas para a recapitalização dos bancos do país e não para qualquer outro uso possível, como intervenção no mercado de títulos, afirmou a Comissão Europeia nesta quinta-feira.




UE emprestou 100 bilhões de euros para alavancar sistema financeiro espanhol

- Os até 100 bilhões de euros que a zona do euro vai comprometer-se a fornecer aos bancos espanhóis é para fazer apenas isso, é apenas para esse propósito e para nenhum outro – afirmou o porta-voz da Comissão Simon O’Connor.

- Não há ligação entre assistência para recapitalização de banco na Espanha e qualquer outro tipo de assistência financeira, que pode ser pedida em algum outro momento oportuno por Espanha ou qualquer outro – disse ele.

O jornal espanhol El País disse nesta quinta-feira que qualquer valor não utilizado para recapitalização bancária dentro dos até 100 bilhões de euros poderia ser usado para comprar dívida pública.

- As notícias da imprensa foram baseadas em uma interpretação errada do documento legal – explicou O’Connor.

O documento que esclarece o acordo acertado com a zona do euro para um resgate de até 100 bilhões de euros informa que o dinheiro não usado na recapitalização pode ser usado para diferentes objetivos. Madri ainda tem que especificar quanto dinheiro pretende tomar emprestado.

Mas para que isso aconteça, a Espanha terá que pedir formalmente a concordância dos ministros das Finanças do Eurogroup.

Se isso acontecer, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) irão renegociar o memorando de entendimento, e as autoridades de Finanças da zona do euro, juntamente com o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês), irão elaborar termos específicos para essa ajuda.

Isso se aproximaria muito de um resgate soberano total, o que Madri tem evitado desesperadamente pedir, pois vê uma série de humilhações ligadas a tal ajuda.

Nenhum comentário: