Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Decreto de DÁRIO ELIAS BERGER não tem valor, em relação ao SETUF


   O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf) está oficialmente liberado da responsabilidade de emitir carteiras de identificação a passageiros portadores de necessidades especiais, bem como de avaliar a saúde destes a fim de habilitá-los à benesse.

   A decisão foi tomada pela 2ª Câmara de Direito Público do TJ, em apelação cível sob relatoria do desembargador João Henrique Blasi, e reformou decisão anterior da comarca da Capital.

   O imbróglio surgiu com um decreto do Executivo municipal, que repassava ao Setuf a responsabilidade pela confecção das carteiras, assim como orientava a entidade classista a firmar convênios com entidades assistenciais para a disponibilização de profissionais médicos aptos a proceder ao exame dos candidatos ao passe livre.

   A câmara, ao reformar a sentença, não vislumbrou a obrigação do apelante em assumir tal responsabilidade, uma vez que não prevista em lei mas sim expressa em decreto municipal. 

   Os julgadores ressaltaram que nem sequer existe um contrato firmado entre a prefeitura e o sindicato, mas apenas entre este e as empresas do ramo – a quem representa de forma legítima.

    "É ressabido que 'ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei' (art. 5º, inc. II, CF)[...]", reiterou o desembargador Blasi. A decisão foi unânime (ACMS n. 2009.069267-3).

Fonte: Portal do TJ/SC

Nenhum comentário: