Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 14 de julho de 2012

Continua em queda confiança dos americanos nas igrejas, diz Gallup

Desde 1973, o declínio foi de 22 pontos percentuais
Pesquisa recente do instituto Gallup apurou que caiu mais um pouco a confiança dos americanos nas igrejas ou religiões organizadas.

Do total das pessoas ouvidas este ano, 44% afirmaram ter “bastante confiança” nas igrejas. Em 2002, esse percentual foi de 45% e em 1973, quando começou essa série de pesquisa, foi de 66%. De lá para cá, houve, portanto, queda de 22 pontos percentuais.

Até 1985, as religiões organizadas eram as instituições que mais detinham a confiança dos americanos, acima das Forças Armadas e do Supremo Tribunal.

O declínio do prestígio das religiões começou em meados da década de 80, ficado pela primeira vez abaixo de 60%.  Na avaliação de estudiosos, essa queda se deve aos escândalos financeiros envolvendo pastores e aos casos de pedofilia cometidos por padres.

Na análise por religião, verificou-se em 2012 que o índice de confiança dos protestantes em suas igrejas é de 56%, contra os 46% dos católicos.

Com informação do
Gallup, entre outras fontes.

Nenhum comentário: