Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Células-tronco adultas e enxerto de gordura podem gerar resultados positivos na reconstituição mamária


Seminário gratuito nesta quarta-feira aborda novas tecnologias para o tratamento do câncer de mama
A doença é a segunda mais frequente no mundo e a previsão é de mais de 52 mil mulheres sejam diagnosticadas com o mal em 2012 no BrasilFoto: Divulgação

As mamas são símbolos de feminilidade, sexualidade e maternidade. Por isso, as alterações físicas que ocorrem quando as mulheres são acometidas por doenças malignas causam um grande impacto emocional, especialmente quando existe a necessidade da retirada total ou parcial do órgão, como no caso de câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de doença é o segundo mais frequente no mundo e já corresponde a 22% dos casos novos a cada ano. Em 2012, estima-se que mais de 52 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama apenas no Brasil.

Para devolver a autoestima da mulher e, assim, contribuir com o engajamento dela no tratamento do câncer, a reconstituição da mama deve ser realizada logo após a retirada do tumor. O cirurgião plástico, Romeu Fadul Júnior, explica que as principais técnicas utilizadas são a reconstrução mamária com outros tecidos da própria paciente, como musculatura abdominal, músculo grande dorsal, enxertos de gordura e células-tronco; próteses expansoras, seguidas de inclusão de próteses definitivas de silicone; e técnicas mistas.

Segundo o especialista, o uso de gordura autógena (da própria paciente) para o preenchimento e reconstrução da mama não é algo novo. A grande novidade é que a ciência e as técnicas evoluíram muito para melhorar a qualidade da gordura a ser enxertada e o Brasil já é um dos líderes nesta tecnologia e na utilização de gordura no preenchimento.Conheça os direitos de quem está com câncer

— O país também foi um dos pioneiros nos estudos das células-tronco adultas. Hoje, sabemos que de 0,7% a 1% de quase todos os tecidos humanos são células-tronco e já temos laboratórios que fazem a separação após qualquer tipo de cirurgia. Ao realizarmos uma lipoaspiração de 1 litro, por exemplo, cerca de 10 ml serão de células-tronco adultas — detalha.

Há, porém, subdivisões de células-tronco adultas e especificidades por determinados tecidos, com múltiplas finalidades. Dentre as utilizações já em uso relacionadas à reconstrução de mama, destacam-se alguns benefícios, como a melhora da qualidade da pele e derme no pós-cirúrgico e sugestiva diminuição da reincidência do câncer.

De acordo com Júnior, muitas das pacientes que realizam a reconstrução de mama com enxerto de gordura e células-tronco não precisam de próteses.

— Os benefícios da reconstrução utilizando apenas tecidos da própria paciente são o baixo índice de rejeição e a naturalidade do resultado. As próteses devolvem o volume da glândula mamária, mas não reconstroem o tecido gorduroso ao redor da mama, deixando a região com aspecto de "bola sob a pele" — explica.

Com o enxerto de gordura, é possível reconstruir não só o volume da glândula mamária, mas toda a área ao redor dela, devolvendo o aspecto similar ao original.

Seminário sobre novas tecnologias

Nesta quarta-feira, 18 de julho, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul vai promover o Seminário Novas Tecnologias do Tratamento do Câncer de Mama, no Teatro do Sesc, na Av. Alberto Bins, 665, a partir das 8h. O evento irá abordar desde reconstrução mamária, barreiras no tratamento até questões de autoestima e futuras perspectivas. As palestras são abertas ao público e gratuitas.

Serviço

O quê? Seminário Novas Tecnologias do Tratamento do Câncer de Mama

Quando? Quarta-feira, 18 de julho

Onde? Teatro do Sesc — Av. Alberto Bins, 665, Porto Alegre



Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário: