Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sarkozy manipula Judiciário francês?

22/07/2010 - 20h45

Advogado da filha da dona da L'Oréal denuncia intromissão de Sarkozy

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PARIS

O advogado da filha da herdeira da L'Oréal, Olivier Metzner, denunciou nesta quinta-feira a "intromissão" do presidente francês Nicolas Sarkozy no caso judicial vinculado à multimilionária Liliane Bettencourt, terceira maior fortuna da França.

"O que é extraordinário é a intrusão do poder político na justiça. A justiça deve ser independente", afirmou Metzner, reconhecido penalista financeiro francês, em declarações à rádio privada RTL.

O advogado de Françoise Meyers Bettencourt considerou que fica evidente é "um presidente que queria ocupar o lugar dos juízes".

"O presidente da República já demonstrou no caso Clearstream sua intromissão permanente, e agora vemos novamente um presidente que queria ocupar o lugar dos juízes", insistiu Metzner.

Metzner foi um dos defensores do ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin no caso Clearstream, do qual foi absolvido depois de ser acusado de instigar uma vasta manipulação política para frear a carreira de Sarkozy à presidência.

A filha de Bettencourt está processando François Marie Banier, fotógrafo de renome e amigo da mulher mais rica da França, por "abusar da fragilidade" de sua mãe, 87, e receber um bilhão de euros em doações.

O assunto familiar se transformou num assunto de Estado, pois a ex-contadora de Liliane Bettencourt, Claire Thibout, e o assessor financeiro da multimilionária, Patrice de Maistre, envolveram o atual ministro do Trabalho, Eric Woerth.

Woerth, que foi ministro do Orçamento até março de 2010 e é tesoureiro do partido no poder (UMP), foi relacionado com as suspeitas de fraude fiscal que pesam sobre Bettencourt, com o suposto financiamento ilegal da campanha presidencial de Sarkozy e com a entrada de sua esposa, Florence, em 2007 na pequena empresa que gerencia a fortuna de Liliane Bettencourt.

Nenhum comentário: