Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 13 de julho de 2010

Quem garante os benefícios?

terça-feira, 13 de julho de 2010

11:51 \ Governo

Lula defende impostos altos

Em geral, a cartilha do político reza: “nunca defenderás aumento de impostos”. Nos EUA, por exemplo, os republicanos têm na diminuição da carga tributária uma de suas principais bandeiras.

No Brasil, onde a carga tributária não para de crescer, Lula parece dar de ombros ao mandamento e, do alto de sua popularidade, defende a quase pornográfica carga tributária – que não para de crescer desde o governo FHC.

Hoje, respondendo a um leitor de sua coluna semanal, publicada em mais de uma centena de jornais amigos, Lula mandou ver. Eis alguns trechos:

- Todos os países desenvolvidos, que têm sistema de bem-estar social, têm carga tributária bem mais elevada, em cerca de 50% do PIB. Do outro lado, há países mais pobres na América Latina, no Caribe e na África, cuja carga tributária é bem baixa, inferior a 15%. Resultado: eles não têm recursos para adotar políticas sociais e o Estado é praticamente inexistente. O Brasil está numa posição intermediária: em 2009, a carga tributária foi de 34%. A arrecadação nesse patamar é decisiva para que o Estado possa atuar para reduzir as desigualdades sociais, fazer os investimentos necessários em Educação, Saúde, Segurança e atacar as deficiências de infraestrutura.

Ou seja, Lula no final das contas diz que a carga tributária aqui não é tão alta assim…

Por Lauro Jardim

Fonte: Revista VEJA

Nenhum comentário: