Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Onde a liberdade de opinião?

publicado em 08/07/2010 às 11h11:

CNN demite editora por frase no Twitter

Octavia Nasr trabalhava há duas décadas na rede americana de TV

Reuters
Reprodução
Foto por Reprodução
Reprodução de trecho do perfil de Octavia Nasr no site da rede CNN, que ainda está disponível online; editora foi demitida após comentário no Twitter

A rede de TV CNN demitiu uma editora de noticiário do Oriente Médio por causa de uma mensagem no Twitter em que ela manifestava respeito por um ex-dirigente do Hizbollah morto no fim de semana.

Octavia Nasr trabalhou durante 20 anos na emissora. No último domingo (4), repercutindo a morte de uma das principais autoridades religiosas xiitas, ela escreveu no microblog: "[Fiquei] triste por saber da morte do sayyed Mohammed Hussein Fadlallah ... Um dos gigantes do Hizbollah que eu respeito muito."

Segundo relato do jornal The New York Times, alguns simpatizantes de Israel viram a mensagem quase imediatamente e ficaram indignados.

Parisa Khosravi, vice-presidente-sênior da CNN International Newsgathering, afirmou em um memorando interno citado pelo Times que teve uma conversa com a editora e decidiram que ela iria deixar a companhia.

Procurada, a CNN não se manifestou. Ao NYT, um porta-voz da emissora disse que "a CNN lamenta qualquer ofensa que a mensagem dela pelo Twitter possa ter causado". O porta-voz ainda comentou a demissão

- Ela não atendeu aos padrões editoriais da CNN. Este é um assunto sério que será tratado adequadamente.

Fadlallah apoiou a República Islâmica do Irã e tinha contatos também com políticos xiitas do Iraque. Foi também líder espiritual e mentor do Hizbollah quando da sua formação em 1982, logo depois da invasão israelense no Líbano. Posteriormente, deixou o grupo por discordar da sua aproximação com o Irã.

Os EUA e Israel consideram o Hizbollah como um grupo terrorista.

Nenhum comentário: