Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 16 de julho de 2010

A linguagem dos "carreiristas" de cavalos do interior

ATILHO


- (...) Tomando gosto por corridas de cavalo, visto a falta de diversão nesta vila, dediquei-me a tratar o meu “Crioulo”, que tinha traços de corredor. Correu a 1ª vez, duas quadras, com uma égua do João Bibiano, das Canjicas, por 50 mil-réis o atilho, correndo nele o Máximo Rodrigues, ganhando. Correu 2ª vez, ganhando, com um cavalo do Idalino, do Mato Alto, em 6 de agosto de 1899. (...) – BERNARDINO DE SENNA CAMPOS - Memórias do Araranguá - Editora Lunardelli/Fpolis-SC/1987, p. 75 e 76.

A palavra significa, obviamente, aposta.

Nenhum comentário: