Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 2 de julho de 2010

Justiça não dá bola para insanidade de testemunhas de Jeová

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Juíza salva jovem Testemunha de Jeová que tinha 48h de vida

Glóbulos de sangue
A jovem de 20 anos tinha 48 horas de vida, no máximo. O estado dela era grave: anemina e complicações renais.

Ia morrer. A rigor, não por causa da doença, mas porque ela é TJ (Testemunhas de Jeová). Ela precisava urgente de uma transfusão de sangue, o que a sua religião não permite.

O Hospital Geral de Caxias do Sul (RS) foi à Justiça e obteve liminar que autorizava a transfusão de sangue, que foi feita no início de outubro.

A família recorreu ao Tribunal de Justiça, e a liminar foi cassada duas semanas depois, mas a transfusão já tinha sido feita.

A moça foi salva.

Não se sabe se para a alegria ou tristeza de seus familiares, que também são TJs. Eles não quiseram se manifestar.

Há casos de fiéis que recebem transfusão de sangue – por determinação liminar ou não – que são rejeitados pela família e amigos. São uma espécie de amaldiçoados.

A família da jovem é de Farroupilha, cidade gaúcha de 64 mil habitantes que fica a 110 km da capital, Porto Alegre.

Antes de apelar à Justiça, o hospital vinha cuidando da moça com uma proteína que estimula a produção de células vermelhas do sangue. Mas foi insuficiente para combater a anemia.

Pela decisão do desembargador Cláudio Baldino Maciel, que cassou a liminar, o hospital está proibido de realizar novas transfusões em Testemunhas de Jeová.

No entendimento dele, nenhum paciente pode ser submetido a um tratamento do qual discorda. Mesmo que ele morra em consequência disso.

Já Luciana Rizzon, a juíza que concedeu a liminar, entendeu que cabe aos médicos cuidar da vida dos pacientes, independentemente da crença destes.

O direito à vida prevalace sobre tudo, sentenciou ela.

[Com informações da imprensa da região]

Blog do Paulo roberto Lopes

-=-=-=-=-

Parabéns à JUÍZA LUCIANA RIZZON (com maiúsculas, de propósito) e meu repúdio ao desembargador.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.