Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 18 de julho de 2010

IURD CONTRA PORTAL

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Portal é punido por afirmar que Universal é uma máfia

O portal Rondoniaaovivo.com terá de pagar indenização de R$ 6.000 à Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) por ter publicado artigo chamando seus pastores de ‘mercantilistas de fé’ porque exploram os fiéis. “Edir Macedo [fundador da igreja] criou métodos e fez escola, e a máfia evangélica entranhou de vez em todos os tecidos sociais do país”.

Rondoniaaovivo também terá de assumir as custas, as despesas processuais e os honorários dos advogados da Universal.

Justiça A decisão é da juíza Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, da 6ª Vara Cível de Porto Velho, Rondônia.

No entendimento dela, o site cometeu calúnia ao afirmar que a Universal pratica o estelionato e o charlatanismo, sem apontar “a fonte legítima para se assegurar acerca da veracidade das informações”.

A sentença causa estranheza porque, entre outros fatos, Edir e mais oito integrantes da Universal respondem na Justiça de São Paulo por desvio das doações dos fiéis, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Somado a isso, a Constituição garante a liberdade de opinião.

A Universal está usando a sentença para ameaçar a imprensa. “Essa decisão abre um precedente contra outras publicações tendenciosas e preconceituosas que são feitas contra a Universal”, disse Adriana Guerra, gerente do departamento jurídico da Universal, de acordo com o site Arca Universal, da igreja.

O artigo tem o título de “Chicote de Cristo para mercadores da fé” e foi escrito por Antônio Serpa do Amaral Filho.

Ele afirmou que “igrejas, principalmente evangélicas, abrem e fecham templos da noite para o dia, como se fossem lojas comerciais que entram e saem do mercado. Pastores são treinados dentro dos parâmetros de um empreendimento capitalista moderno”.

Disse ainda os pastores '”engordam contas bancárias, montam, exploram e mantêm seus templos funcionando com estratégias capitalistas”. E tudo “à custa de um bom cachê para os exorcistas do protestantismo”.

A igreja acionou a Justiça com o argumento de que o artigo, “irresponsável e sensacionalista”, abalou a sua imagem de instituição religiosa. Com o que a juíza concordou. “[Houve] excessos que ultrapassam o limite do direito à informação.”

Em 2008, dezenas de fiéis de diferentes regiões do país moveram ação com praticamente o mesmo texto contra a Folha de S. Paulo por causa da publicação da reportagem “Igreja Universal chega aos 30 anos com império empresarial”.

Paulolopes Weblog

Nenhum comentário: