Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 20 de julho de 2010

Celibato

- A vantagem de ser celibatário é, quando a gente se encontra diante de uma mulher muito bonita, não ter que se afligir por ter outra, feia, em casa - PAUL LÉAUTAUD - Amor.


- JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA - Conhecido como o "Patriarca da Independência", maçom e imbuído de profundo anticlericalismo, dizia que "a religião que convida à vadiação e faz do celibato uma virtude é uma planta venenosa no Brasil. (...)" - Ver Projetos para o Brasil, organizado por MIRIAM DOLHNIKOFF - Comp. das Letras/SP/1998, p. 29.

- Ver TOMÁS MORUS - Utopia - L&PM Editores S.A./SP/1997, p. 152.


-=-=-=-=


- EPICURO – Pensamentos - Edit. Martin Claret – SP/SP – 2006, p. 108: Não deve supor-se antinatural que a alma ressoe com os gritos da carne. A voz da carne diz: não se deve sofrer a fome, a sede e o frio. E é difícil para a alma opor-se; antes, é perigoso para ela não escutar a prescrição da natureza, em virtude da sua exigência inata de bastar-se a si própria. (...).

-=-=-=-=


- Socorrei-me, senhor! Quebrai piedoso/minhas algemas, cheias de dureza!/Se meu crime provém da natureza,/quem de ser deixará réu, criminoso? Davi, que foi tão rico e venturoso,/por Betsabé caiu na vil fraqueza;/Sansão, perdendo o brio e a fortaleza,/ao orbe deu exemplo lastimoso. Vede Jacó, retido em cativeiro/pela gentil Raquel; vede Susana; vede afinal, Senhor, o mundo inteiro! Desculpa tenho uma paixão insana:/que ou mandasse-me o céu o ser primeiro,/ou fizesse de ferro a carne humana. - Soneto Socorrei-me Senhor, do Frei FRANCISCO XAVIER DE SANTA RITA BASTOS BARAÚNA.



Nenhum comentário: