Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 16 de julho de 2010

CAVALEIROS ALADOS


- Os hussardos da República das Duas Nações eram também famosos pelo uso de longas 'asas' a suas costas ou presas às selas de seus cavalos. Há várias teorias para explicar o significado das asas. Segundo algumas, elas foram projetadas para anular ataques feitos através de laços atirados pelos tártaros; outra teoria sugere que o som das penas vibrando amedrontava os cavalos inimigos durante o ataque. Porém, experiências realizadas nos anos setenta não apóiam nenhuma dessas teorias. A explicação mais provável é: as asas dos hussardos, juntamente com a pele de predadores selvagens usada nas costas e lança tinham um efeito psicológico - elas faziam parte da lenda sobre os hussardos, que os colocava como criaturas mitológicas. Fazendo crer a todos os inimigos, que estes eram os hussardos terríveis e invencíveis. O Rei Stefan Batory escreveu: "(...) penas e outros embelezamentos para a magnificência e o pavor dos inimigos”.

http://wapedia.mobi/pt/Hussardo

Nenhum comentário: