Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Castração de gay ilustre

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Grã-Bretanha pede desculpas póstumas pela castração de Turing

Alan Turing O matemático Alan Turing (foto) é considerado o pai da computação. Aos 24 anos projetou uma máquina para manipular símbolos – foi o mecanismo precursor do computador. Com essa máquina ele decifrou o código criptografado usado por Hitler para se comunicar com seus generais durante a Segunda Guerra Mundial. O código mudava com frequência, mas Turing conseguia desvendá-lo com rapidez.

Depois da guerra, Turing foi condenado por ter ‘vícios impróprios’. Ele era gay confesso.

Obrigado a se afastar de suas pesquisas sobre computação, o matemático foi submetido a uma castração química à base de estrogênio, um hormônio feminino. Seus seios cresceram, e ele se sentiu humilhado.
Ele nasceu em Londres em 1912 e, deprimido, matou-se em no dia 7 de junho de 1954, ao comer uma maçã envenenada com cianeto.

Hoje, Gordon Brown, primeiro-ministro britânico, apresentou pedido póstumo de desculpas pela castração de Turing, embora na época o procedimento estivesse previsto em lei. A informação é da BBC Brasil.
Em artigo publicado no The Daily Telegraph, Brown escreve que o tratamento químico foi injusto. “Lamentamos profundamente o que ocorreu com ele.”

Mesmo com o fim dos preconceitos mais rígidos contra os homossexuais, a memória de Turing vinha sendo mantida no limbo. Foi o programador de computador John Graham-Cumming, com o apoio do escritor Ian McEwan, que iniciou uma campanha para resgatá-la.

Fonte: BLOG DO PAULO ROBERTO LOPES

Nenhum comentário: