Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 1 de julho de 2010

BELOS VERSOS DA GEISA

GEISA MARIA BRODT SCHMIDT - Nasceu em São Leopoldo/RS, no dia 2 de junho de 1951.
Verseja desde os 8 anos, precoce como todo bom poeta, eis que uma alma sensível não se forma, já nasce assim. O que demora, às vezes, é a aquisição de coragem para por prá fora o que se sente e se deseja externar.



Submissão


Você lutando para ter
Eu sempre buscando ser
Alguém que seja lembrada

Você compra o que quer
Eu aceito o que vier
Andando na sua estrada

Vou contra a minha vontade
pela minha lealdade
A tudo que você diz

Mas eu, não acho direito
Fazer tudo do seu jeito
Fingindo que sou feliz

Embora sendoi, sozinhos
Seguimos o mesmo caminho
Unidos pela razão

Presos no mesmo espaço
Mas cada um, no compasso
De seu próprio coração.

-=-=-=-=-


MENDIGO

Deitada no meio da rua
a criança, quase nua
Tremendo de frio, seu corpinho

Levanta e caminha para mim
Na esperança de um sim
Implora por um trocadinho

Olho para ela, lamento
Não poder seu sofrimento
Acabar com uma esmola

Pois existe um pai cretino
Que explora o seu menino
Que devia estar na escola

Vagando nas avenidas
Essa criança sofrida
Poderá realizar?

Os seus sonhos mais profundos
Como o de ser alguém, neste mundo
Sem precisar esmolar?

Volto para casa, pensando
Naqueles que estão matando
E nada podem sentir

Está bem na sua frente
A dor que a criança sente
E mesmo assim, lhe sorri.

-=-=-=-=

Muitos outros versos, de igual beleza e inconteste sensibilidade, compõem o livro da poetisa referida (Fala meu coração), que me foi emprestado pela amiga DORCI LINHARES.

A poetisa (talvez eu vá ser reundante) compôs uma obra prenhe de melancolia e sofrimento, permeada de testemunhos da incompreensão alheia e reclamos veeementes contra as injustiças, obra que revela, portanto, uma alma, de certa forma atormentada (que poeta ou poetisa não se vê insuflado a produzir pelas angústias e esperanças da vida?) inconformada, desgastada pela vida, mas, sobretudo, meiga, corajosa, capaz de botar pra fora, no papel, muito do que se passa no seu íntimo, ao que parece.


Os poemas são tristes, mas engajados, revelando muita sensibilidade social também e, salvo algum engano de minha parte (eis que não tive o prazer de conheçer a autora, pessoalmente, ainda) mostram, de outro lado, que não perdeu a auto-estima e a coragem de se expor.

O melhor de tudo é que parece não ter perdido a esperança de se ver reconhecida e valorizada, apesar de toda a sua melancolia e da consciência da finitude de qualquer ser humano:

"Quero vida"

(...)

Também quero viver a vida
Que escorre entre os meus dedos
Quero querer, ser querida
Quero esquecer os meus medos

Quero ter o direito de ser
Quero também, a esperança
De querer o que posso ter
Antes que eu seja lembrança.


Que me perdoe a Geisa se fiz uma idéia errada da sua pessoa, porque julgar alguém que se conhece, mais intimamente, já é muito difícil, quanto mais avaliar aqueles de quem se tem notícias apenas pela sua obra.

A
Odete Ronchi Baltazar (Ver www.odetepoesias.com.br/id.htm), amiga e poetisa também, com sensibilidade e estilo muito próximos ao da GEISA, certamente vai apreciar o pouco que transcrevi acima.

Um comentário:

geisa schmidt disse...

Oi Izidoro. Também ouvi falar de você pela nossa amiga em comum Dorci Linhares. Agradeço seu comentário sobre o meu livro, os elogios e tb a "avaliação da minha alma" Não precisa se desculpar por isso. Eu sou exatamente o que está escrito. Você deve ser tb uma pessoa sensivel, pois conseguiu me ver através de palavras. Acredito que, um dia, possamos nos conhecer pessoalmente. Abraços Geisa