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quarta-feira, 7 de julho de 2010

Audax (automóvel)

Primeiro Audax está saindo do forno

Carro produzido pela Trimax, de Curitiba, é um roadster inspirado no tradicional Lotus Seven e pode ser comprado por até R$ 65 mil

Publicado em 07/07/2010 | Viviane Favretto

A Trimax, empresa curitibana que fabrica triciclos, está concluindo este mês a venda da primeira unidade do carro Audax, um roadster inspirado no Lotus Seven, que é produzido desde 1957, mas agora com o nome de Ca­­terham Super Seven. O carro está dependendo da documentação para ser entregue ao comprador, que não esconde sua ansiedade.

Josenilson Bispo dos Santos é se­­cretário de Cultura do município de Tobias Barreto (SE), na divisa com o estado da Bahia, a aproximadamente 120 km de Aracaju. Ele conta que encontrou a Trimax durante uma pesquisa na internet quando estava em busca de um triciclo. Essa compra não se concretizou, mas ele ficou interessado no carro.

Priscila Forone/ Gazeta do Povo

Priscila Forone/ Gazeta do Povo / Motor pode ser 2.0 ou 2.4

Motor pode ser 2.0 ou 2.4

Na metade do ano passado, Roberto Heck­mann, proprietário da Trimax, entrou em contato com Santos e disse que poderia pro­­duzir uma unidade do veículo. Logo em seguida, em outubro, ele e a mu­­lher vieram de Tobias Barreto para Curitiba e “se apaixonaram” pelo Audax, como San­­tos define. Agora, lá de Sergipe ele fica acompanhando o processo de fabricação do carro por fotos.

Criador

Heckmann é um entusiasta da criação. Em 2000, do desejo de “criar alguma coisa”, ele começou a projetar e construir os triciclos. Dois anos depois, viu uma imagem do Lotus Seven e ficou inspirado para fazer o Audax. O empresário não tem formação acadêmica. Ele lembra que deixou a es­­­cola aos 14 anos de idade para trabalhar com o pai em oficina me­­cânica. É daí que vem o seu conhecimento.

E o resultado do trabalho de Heckmann e sua equipe não deixa a desejar. O Audax é um conversível para duas pessoas, com bancos de couro e acabamento cuidadoso. “Cerca de 95% das peças que usamos são Chevrolet”, diz o empresário. O motor usado é o do Vectra, sendo que o comprador escolhe entre o 2.0 8V e o 2.4 16V, ambos flex. O motorista pode atingir a velocidade máxima de 230 km/h com o Audax. Por ser um carro esportivo, Heckmann optou por não usar o câmbio automático.

Também cabe ao cliente a escolha das rodas, que podem ser aro 17 ou 18. O modelo vem com freio a dis­­co nas quatro rodas e cada uma delas conta com suspensão independente. O porta-malas não é grande e ainda acomoda a capota do veículo, mas, mesmo assim, é possível guardar duas bolsas não muito grandes.

Escolher um Audax é ter a ga­­rantia de levar para casa um carro personalizado, feito por três pes­soas. O preço, conta Heckmann, varia entre R$ 60 mil e R$ 65 mil. Mas não é como entrar numa concessionária, escolher e levar para ca­­sa. É preciso ter um pouco de paciência por­­que o processo de fabricação e documentação consome de cinco a seis meses.

Fonte: Gazeta do Povo

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