Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 3 de julho de 2010

Atentado a "santuário"

Paquistão: milhares protestam contra atentado a santuário

03 de julho de 2010 09h49 atualizado às 10h54

Multidão marcha em Karachi em protesto ao múltiplo atentado ao santuário sufi, ocorrido em Lahore Foto: AP

Paquistão, protesto, atentados, templo (619 e capas)
Foto: AP

Milhares de pessoas protestaram neste sábado em diferentes pontos do Paquistão contra o múltiplo atentado ao santuário sufi ocorrido na quinta-feira na cidade de Lahore, pelo qual as autoridades detiveram vários suspeitos.

Da mesma forma que sexta-feira, muitos comércios fecharam hoje suas portas em um dia declarado de luto em Lahore, onde dezenas de manifestantes violentos armados com tacos de críquete destruíram carros e propriedades e acusaram o Governo de inação, segundo informaram os meios paquistaneses.

O primeiro-ministro do Paquistão, Yousef Raza Guilani, acompanhado de outros membros de seu Gabinete, visitou hoje o complexo religioso de Data Darbar, onde ocorreu o atentado, e defendeu por continuar lutando contra o terrorismo. "A nação inteira tem de levantar-se contra o terrorismo. Os insurgentes estão fugindo em direção às áreas urbanizadas após ter sido derrotados (pelo Exército) nas áreas tribais fronteiriças com o Afeganistão", ressaltou Guilani, segundo a tradução de suas palavras oferecida pelo canal privado "Express TV".

Pelo menos 44 fiéis perderam a vida e mais de cem ficaram feridos no duplo atentado suicida contra o templo de Data Darbar, considerado o santuário mais popular no Paquistão do sufismo, uma corrente mística e moderada do Islamismo. Nenhuma organização extremista assumiu a autoria do ataque, embora os especialistas acreditem que tenha sido obra de algum grupo ortodoxo sunita.

Nenhum comentário: