Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 18 de julho de 2010

Abelhas

18/07/10 - 07h00 - Atualizado em 18/07/10 - 07h00

Pesquisadores instalam transmissores de rádio em abelhas

Com antena portátil, cientistas podem ver por onde elas voam.
Espécie poliniza orquídeas na floresta.

Do Globo Amazônia, em São Paulo

Cientistas instalaram pequenos transmissores de 0,3 grama em 17 abelhas da espécie Exaerete frontalis para acompanhar para onde elas voam. O trajeto dos insetos é monitorado por um receptor portátil. A proposta da pesquisa é entender como as abelhas polinizam orquídeas raras.


A experiência foi feita na floresta tropical do Panamá, mas a Exaerete frontalis existe também na Amazônia, assim como em outras florestas da América do Sul e Central.


Os pesquisadores do Smithsonian Tropical Research Institute, dos EUA, verificaram que os insetos costumam ficar sempre na mesma área, mas podem se deslocar a distâncias maiores. Um dos exemplares chegou a cruzar o Canal do Panamá e se distanciou mais de 5 km, retornando depois ao seu local de partida.


Em experimentos anteriores deste tipo, era comum tentar rastrear as abelhas marcando-as com tinta ou usando radar, o que não funciona bem em áreas de floresta, onde as árvores interferem no equipamento.


Com o desmatamento, é frequente restarem fragmentos esparsos de floresta onde a polinização de determinadas plantas fica dificultada. Por isso é importante entender a distância que as abelhas podem voar, já que são agentes polinizadores desses vegetais.

Divulgação/Divulgação

A Exaerete frontalis é relativamente comum na floresta. (Foto: Divulgação)

Fonte: G1

Nenhum comentário: